O mundo de Torak é surpreendentemente familiar e ao mesmo tempo estranha. Se passa há seis mil anos, para uma época em que a floresta cobria todo o noroeste da Europa.
As pessoas do mundo de Torak tinham um modo de vida diferente, onde as pessoas viviam da caça e temiam os espíritos da floresta. Torak logo de cara enfrenta a morte do pai pelas garras de um urso possuído pelo mal. E ao sair pela floresta afora descobre que tem um dom fantástico ao conhecer um lobo e conseguir conversar com ele.
Neste segundo volume, Torak enfrenta um Devorador de Alma, e terá que buscar a cura para uma terrível doença que abatia o seu clã e descobrirá a traição humana, além de ter uma revelação sobre o passado do pai, mostrando ao jovem os motivos dos seus dons especiais mudando sua vida para sempre. Seu amigo é um lobo chamado por ele de Alto Sem Rabo.
Uma coisa linda nessa série são as demonstrações de valores como o respeito do homem pelas forças da natureza e sua interação com cada ser vivo da floresta: como o que os homens fazem ao tomarem a vida de suas caças, agradecendo o seu espírito pois a caça é apenas para a subsistência, devendo aproveitar tudo o que está neste mundo. Apesar de ser uma ficção, os livros são narrados em meio a uma minuciosa recriação da vida em clãs pré-históricos e a luta pela sobrevivência, Paver pesquisou minuciosamente, toda a história e os costumes dos povos pré-históricos. Espiríto errante é mais sombrio que Irmão Lobo, mas fala de amizade e coragem em uma época em que a sobrevivência é a única luta humana.
Torak, um menino que consegue conversar com lobos, parte numa busca rumo ao agreste congelado do Distante Norte. Lobo, seu amado irmão de alcatéia, foi capturado por um inimigo desconhecido, e ele precisa resgatá-lo. Nessa perigosa jornada, em que contará com a ajuda da fiel amiga Renn, membro de seu clã, Torak terá sua amizade colocada à prova. Em meio a nevascas terríveis e à ameaça constante do grande urso-branco, o jovem fará de tudo para salvar Lobo – até mesmo se aproximar, como nunca antes, de seus inimigos.
