Estado de São Paulo institui o Dia da Leitura


Iniciativa do Instituto Ecofuturo, Secretaria de Estado da Cultura e do deputado
José Augusto (PSDB) oficializa o dia 12 de outubro como Dia Estadual da Leitura

São Paulo, 26 de maio de 2008 - A partir deste ano, o Dia das Crianças é também o Dia da Leitura no Estado de São Paulo.  A proposta do Instituto Ecofuturo pela instituição da data, encaminhada à Secretaria de Cultura do Estado, em 2006, e que recebeu também o apoio do deputado José Augusto (PSDB), agora é oficial em São Paulo. O objetivo é sensibilizar pais e educadores para a importância de oferecer leitura para as crianças já na infância. A data também pretende fazer um alerta para a urgência em se criar e renovar Bibliotecas Públicas e Comunitárias. A mesma lei está em tramitação no Senado Federal, por iniciativa do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).

O Dia da Leitura convidará a todos que leiam para as crianças neste 12 de outubro, incentivando nelas a vontade de ler, numa iniciativa batizada com o nome "Brincar de Ler". Há inúmeras razões para ler com e para as crianças e é preciso iniciá-las desde bebês, seja porque isso contribui para o aumento de vocabulário, seja porque contribui com seu desenvolvimento intelectual. Mais do que isso, ler para elas é um ato de afeto.

Com apenas 13 anos, o garoto Petrus de Oliveira Tiveron, que participou do 6º Concurso de Redação Ler é Preciso, revela com naturalidade o que pesquisadores levam anos para comprovar:

"Podemos não aprender a ler e escrever na barriga da mãe, mas lá é
que as nossas palavras são feitas, e quando nascemos elas estão
somente esperando em nossa boca para sair e se soltarem no mundo".

"Um hábito cultural, como a leitura, se desenvolve por convívio e por contato, nasce da experimentação. Esta é uma oportunidade de aproveitar um dia já existente, o dia 12 de outubro, no qual, desde 1924, a sociedade brasileira celebra a infância, para criar uma possibilidade de mobilização educativa, que chame a atenção de adultos e educadores para a importância de oferecer livros de literatura para bebês e crianças em fase pré-escolar", informa Christine Fontelles, diretora de Cultura e Educação do Instituto Ecofuturo.

Para o deputado José Augusto, "A definição do dia 12 de Outubro como Dia da Leitura já vem sendo comemorada pelo Instituto Ecofuturo e outras entidades da área cultural há diversos anos. A oficialização desta data talvez seja apenas uma medida singela, mas é significativa porque cria um foco e um estímulo para que se celebre o amor aos livros e se estimule, em especial nas crianças, este sentimento em todas as pessoas".

"A Secretaria de Estado da Cultura tem trabalhado no fortalecimento do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, para que todo cidadão possa ter acesso à leitura durante todo o ano. Queremos neste dia promover atividades nas bibliotecas , colocando-as em evidência, já que são  agentes na formação de leitores", comenta João Sayad , Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

Já José Mindlin, padrinho do Projeto Ler é Preciso do Instituto Ecofuturo, acredita que toda a divulgação para criar e cultivar o hábito da leitura é válido. "Na minha opinião, todos os dias deveriam ser dedicados à leitura", comenta ele, ressaltando ainda a importância do Dia da Leitura ser comemorado no Dia das Crianças. "Devemos cultivar, cada vez mais cedo, o hábito de leitura nas crianças, para em um breve futuro, termos muito mais leitores", afirma Mindlin.

A partir de agora, o Instituto Ecofuturo e a Secretaria de Estado da Cultura iniciam o planejamento e a busca de parcerias para viabilizar ações em torno do mote "Brincar de Ler": a idéia é compor uma rede de ações integradas com a mídia, escolas, bibliotecas públicas e comunitárias, agentes comunitários e organizações que já realizam ações de promoção de leitura. Quem estiver interessado em participar pode enviar uma mensagem para diadaleitura@ecofuturo.org.br, contando qual ação pretende realizar para somar à programação do Dia da Leitura no próximo Dia 12 de Outubro
-x--x--x-

Mais informações para imprensa
GWA Comunicação Integrada
(11) 3816 3922
Letícia Volponi - (11) 9164-3278
Frederico Paula - (11) 9658-3575