Percy Jackson e os olimpianos

Olá amigos, hoje a dica vai para dois livros que além de ser tudo de bom, também agrada aos professores da escola, falei com alguns amigos professores e soube que várias escolas o estão adotando, se você tem vontade de ler esse livro mas está sem dindin para comprar, não se desespere, vá até a biblioteca de sua escola e peça para a bibliotecária(o).


Ah, e se esse livro foi adotado e na biblioteca tiver só um, reclame! A biblioteca tem obrigação de ter um mínimo de 5 exemplares para empréstimo de livros adotados, se alguém da biblioteca disser o contrário, desconfie, vá na diretoria e reclame, pois está cheio de gente por aí que fica inventando desculpinha esfarrapada para enganar aluno. Não caia nessa, heheheh.

Vamos às sinopses dos livros.


01 - O Ladrão de Raios

Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


02 - O Mar de Monstros

Segundo volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O Mar de Monstros narra as novas aventuras de Percy e seus amigos na busca do Velocino de ouro, o único artefato mágico capaz de proteger o Acampamento Meio-Sangue da destruição.É com essa missão que ele e outros campistas partem para uma eletrizante viagem pelo Mar de Monstros, onde deparam com seres fantásticos, perigos e situações inusitadas, que põem à prova seu heroísmo e sua herança. Está em jogo a existência de seu refúgio predileto e, até então, o lugar mais seguro do mundo para eles.Antes de tudo, porém, nosso herói precisará confrontar um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.Rick Riordan nasceu em 1964 em San Antonio, no Texas, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco. Além da série Percy Jackson e os olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.

Escritores debatem literatura de entretenimento da Bienal do Rio


Luis Eduardo Matta e André Vianco debateram neste sábado (19).
Bienal acontece no Riocentro até o próximo dia 20.


Os escritores André Vianco e Luis Eduardo Matta participaram neste sábado (19) de debate no Café Literário desta 14ª edição da Bienal do Livro Rio. O tema da conversa foi "Literatura e entretenimento".


Vianco diz que, ao escrever, seu foco é o leitor. "A minha função é deixar você de queixo caído, te levar para outro mundo. Sempre tem heróis, conquistas problemas, tudo pronto para te carregar até o final da história. Digo que meus livros são como uma montanha-russa".

Matta acha que o preconceito com a literatura mais popular é antigo. "É um pensamento que era comum, de que 'livro não é para o povo'. Apesar do que falam e reclamam, todas as estatísticas apontam para o contrário, o povo brasileiro está lendo mais. É para esse leitor, que não foi contemplado pela literatura brasileira, complexa, experimental – são para essas pessoas que eu escrevo".

Matta já defende inclusive a ideia de um rótulo de LPB – Literatura Popular Brasileira, um paralelo com a MPB - e diz ainda que trabalha muito. "Escrever fácil é difícil. Escrever difícil, empolado, é bem mais fácil".

Vianco conta como começou a perceber que estava ficando mais famoso. "Os fãs agora chegam com bolinhos de livros. Um dia eu estava com a minha esposa, passando na frente do cinema no shopping, e tinha uma fila, era lançamento de ‘Piratas do Caribe’. Eu disse para ela: ‘um dia vai ter uma fila desse tamanho no lançamento de um livro meu’. Cheguei na livraria e era a fila do meu lançamento – saía da livraria e ia até o cinema."

O próximo debate deste sábado (19) acontece às 14h com o tema "O prazer do texto", com a participação de Marcelino Freire, Ivana Arruda e Carola Saavedra. O G1 transmite o debate ao vivo aqui.

A Bienal do Livro acontece até o dia 20 de setembro no Riocentro, Zona Oeste carioca. Clique aqui para conferir os dias e horários das mesas que terão transmissão ao vivo pelo G1 e para obter informações sobre ingressos e local.

Fonte: G1