Escritores debatem literatura de entretenimento da Bienal do Rio


Luis Eduardo Matta e André Vianco debateram neste sábado (19).
Bienal acontece no Riocentro até o próximo dia 20.


Os escritores André Vianco e Luis Eduardo Matta participaram neste sábado (19) de debate no Café Literário desta 14ª edição da Bienal do Livro Rio. O tema da conversa foi "Literatura e entretenimento".


Vianco diz que, ao escrever, seu foco é o leitor. "A minha função é deixar você de queixo caído, te levar para outro mundo. Sempre tem heróis, conquistas problemas, tudo pronto para te carregar até o final da história. Digo que meus livros são como uma montanha-russa".

Matta acha que o preconceito com a literatura mais popular é antigo. "É um pensamento que era comum, de que 'livro não é para o povo'. Apesar do que falam e reclamam, todas as estatísticas apontam para o contrário, o povo brasileiro está lendo mais. É para esse leitor, que não foi contemplado pela literatura brasileira, complexa, experimental – são para essas pessoas que eu escrevo".

Matta já defende inclusive a ideia de um rótulo de LPB – Literatura Popular Brasileira, um paralelo com a MPB - e diz ainda que trabalha muito. "Escrever fácil é difícil. Escrever difícil, empolado, é bem mais fácil".

Vianco conta como começou a perceber que estava ficando mais famoso. "Os fãs agora chegam com bolinhos de livros. Um dia eu estava com a minha esposa, passando na frente do cinema no shopping, e tinha uma fila, era lançamento de ‘Piratas do Caribe’. Eu disse para ela: ‘um dia vai ter uma fila desse tamanho no lançamento de um livro meu’. Cheguei na livraria e era a fila do meu lançamento – saía da livraria e ia até o cinema."

O próximo debate deste sábado (19) acontece às 14h com o tema "O prazer do texto", com a participação de Marcelino Freire, Ivana Arruda e Carola Saavedra. O G1 transmite o debate ao vivo aqui.

A Bienal do Livro acontece até o dia 20 de setembro no Riocentro, Zona Oeste carioca. Clique aqui para conferir os dias e horários das mesas que terão transmissão ao vivo pelo G1 e para obter informações sobre ingressos e local.

Fonte: G1

1 comentários:

Leando Mansinni disse...

Olá, estive presente a este evento e gostei muito. O André é uma pessoa fora-de-série!

Postar um comentário